-
Arquitetos: NKS2 Architects
- Área: 286 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yashiro Photo Office
-
Fabricantes: Nomizu Kawara Sangyo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa para um casal que vive em uma área residencial suburbana. Embora o espaço para o dia-a-dia do casal fosse importante, eles também precisavam de um interior espaçoso capaz de acomodar um grande número de convidados, já que os clientes frequentemente recebem visitas relacionadas ao trabalho ou hobbies. Um jardim aberto e espaçoso também era desejado para festas e outros eventos.
O local é cercado por casas e apartamentos, e a rua à frente tem uma quantidade significativa de trânsito. Como esta casa está localizada em uma típica área residencial suburbana, o objetivo era projetar um edifício que pudesse melhorar o ambiente e a paisagem do entorno, mantendo a privacidade dentro da casa.
Um grande telhado em forma de vaso foi colocado no topo da parede perimetral circular distorcida do plano de piso. O telhado bloqueia a vista dos arredores enquanto traz o céu para o interior. A parede perimetral tem um jardim verde em sua borda externa, já que o local é grande o suficiente para acomodá-lo. As aberturas na parede perimetral são mínimas, consistindo em luzes laterais altas e janelas de ventilação, enquanto as paredes internas de gesso curvam suavemente para servir como pano de fundo para pinturas e outras decorações.
Do lado do pátio, existem várias grandes aberturas de diferentes formas que permitem que vento, luz e vegetação suficientes entrem no interior. Embora o prédio pareça fechado por fora, o espaço interior é luminoso e aberto.
As vigas de madeira laminada que suportam o telhado são dispostas radialmente a partir de um ponto central na mesma forma. Para garantir que cada espaço tenha a largura e altura necessárias, a distância do centro para a parede perimetral externa é gradualmente ajustada. A parede perimetral é simétrica tanto na direção horizontal quanto na vertical e é composta por dois raios diferentes.
Do lado voltado para a estrada da frente, a garagem e a entrada privativa têm tetos mais baixos, enquanto a sala de estar e a sala de jantar, onde as pessoas se reúnem, têm tetos maiores e mais altos. Através desses métodos, foram criados espaços diversos com pátios de tamanhos variados e diferenças na altura do teto dentro do espaço contíguo sob o grande telhado.
O projeto almejava um edifício aberto que pudesse desfrutar de um rico ambiente natural mesmo dentro de uma área residencial e servir não apenas como um lugar privado, mas também como uma galeria ou local de festas. O telhado de telhas curvas molda o céu, coleta água da chuva e reflete suavemente a luz do sol. Sentados no banco do pátio e olhando para cima, podemos sentir como se tivéssemos nos tornado parte da natureza, integrados ao céu.